O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, em evento de campanha dos candidatos republicanos ao Senado pela Geórgia, em Milner, 4 de janeiro
O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, em evento de campanha dos candidatos republicanos ao Senado pela Geórgia, em Milner, 4 de janeiro| Foto: Megan Varner/ Getty Images/ AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira, 5, no Twiter que o vice-presidente do país, Mike Pence, deveria usar seu poder para rejeitar o que ele considera uma fraude eleitoral. Na segunda-feira, Trump já havia sugerido que Pence poderia não reconhecer a vitória do democrata Joe Biden, durante a solenidade do Congresso marcada para quarta-feira para confirmar o resultado das urnas. "O vice-presidente tem o poder para rejeitar eleitores escolhidos de modo fraudulento", escreveu hoje Trump. Os candidatos republicanos ao Senado pela Geórgia, Kelly Loeffler e David Perdue, teriam aderido ao movimento contra Biden, segundo relatou mais cedo o atual presidente americano.

O membros do Colégio Eleitoral americano enviaram formalmente seus votos para a Presidência dos EUA há três semanas. A certificação dos votos no Colégio Eleitoral pelo Congresso americano na quarta-feira (6) é a última formalidade antes da finalização dos resultados. A sessão é conduzida pelo presidente do Senado, que é o vice-presidente Mike Pence.

Durante a sessão conjunta, o presidente do Senado deve abrir os envelopes com os votos certificados do Colégio Eleitoral e contá-los na presença dos legisladores da Câmara e do Senado. "A pessoa com o maior número de votos deve ser o/a presidente", afirma a 12ª emenda à Constituição dos EUA.