Membros da Comissão Eleitoral Central da Rússia, com painel ao fundo mostrando os votos por partido
Membros da Comissão Eleitoral Central da Rússia, com painel ao fundo mostrando os votos por partido| Foto: EFE/EPA/YURI KOCHETKOV

O chefe da seção de observação eleitoral de Moscou, Alexei Venediktov, disse nesta quarta-feira (22) que será feita uma recontagem dos votos eletrônicos na capital da Rússia para os assentos da Duma, a câmara baixa do parlamento do país, mas o processo não terá força legal.

No pleito realizado entre sexta-feira (17) e domingo (19), o partido do presidente Vladimir Putin, a Rússia Unida, manteve a maioria na casa. Em Moscou, a legenda conquistou todos os distritos, o que levou a oposição a apontar indícios de fraude. Segundo o The Moscow Times, candidatos oposicionistas lideravam na votação presencial e sofreram uma virada quando os votos online foram computados.

“Todo mundo está perguntando sobre a recontagem dos votos do grupo técnico, isso, claro, não será uma recontagem legal, será uma reconciliação a fim de confirmar suspeitas ou não confirmar suspeitas de que foram contados incorretamente", disse Venediktov, à agência de notícias estatal RIA Novosti.

Ainda segundo o Moscow Times, analistas e cientistas de dados independentes afirmaram que metade de todos os votos atribuídos ao Rússia Unida nos resultados oficiais eram provavelmente falsos, o que representaria um nível de fraude inédito nas eleições parlamentares russas.