Zelensky assina pedido de entrada da Ucrânia na União Europeia
Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky assinando solicitação de entrada na União Europeia| Foto: Divulgação/Governo da Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou, nesta segunda-feira (28), a solicitação oficial de entrada do país na União Europeia (UE) – bloco econômico e político que tem entre seus propósitos ajudar os países-membros em seu desenvolvimento econômico e manter a paz no continente europeu. "É um momento histórico", declarou o Parlamento ucraniano em seu canal no aplicativo de mensagens Telegram.

Nos últimos dias, Zelensky manifestou-se nas redes sociais sobre o tema afirmando que o momento atual era “crucial para encerrar de uma vez por todas a discussão de longa data e decidir sobre a adesão da Ucrânia à União Europeia”. Nos últimos dias, o presidente ucraniano também citou o apoio de líderes europeus para a entrada do país no bloco.

Nesta segunda-feira, quinto dia de ataques russos à Ucrânia, Zelensky fez uma manifestação em vídeo na qual citou que havia reforçado o pedido de admissão à UE. “Estamos nos dirigindo à UE sobre a rápida integração da Ucrânia por meio de um novo procedimento especial. Nosso objetivo é estar junto com todos os europeus e, mais importante, estar em pé de igualdade”, disse.

Também nesta segunda, o chefe do Conselho da União Europeia, Charles Michel, disse que há “opiniões diferentes” entre os 27 países que compõem o bloco sobre a adesão da Ucrânia. Ele disse, no entanto, que o debate sobre o tema será realizado.