Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
terror

Britânicos são maioria entre vítimas identificadas de ataque terrorista na Tunísia

Dos dez corpos reconhecidos até agora, oito são de turistas do Reino Unido, informou o governo

 | ANDREAS GEBERT/EFE
(Foto: ANDREAS GEBERT/EFE)

Entre as dez vítimas do atentado terrorista a um hotel da Tunísia na sexta-feira identificadas até agora, oito são de cidadãos britânicos, informou o Ministério da Saúde do país neste sábado. Os outros dois corpos eram de um belga e de um alemão. Um dia depois do ataque que deixou 39 mortos, o primeiro-ministro David Cameron declarou que o Reino Unido deve se preparar porque há muitos britânicos entre as vítimas.

De acordo com o governo tunisiano, as nacionalidades das vítimas estão sendo estabelecidas lentamente, porque a maioria estava de roupas de banho, na praia ou na piscina no momento das mortes. Portanto, não carregavam seus documentos de identidade.

No ataque da sexta-feira, um homem armado disfarçado de turista abriu fogo contra hóspedes de um hotel na praia de Sousse, na Tunísia. Ele chegou ao local com uma arma escondida num guarda-chuva e matou 39 pessoas, entre elas turistas britânicos, alemães e belgas que aproveitavam a praia. O atentado foi reivindicado pelo Estado Islâmico.

Depois do início dos tiros e de uma explosão no hotel Imperial Marhaba, os hóspedes correram em busca de refúgio, antes de a polícia matar o homem a tiros, disseram testemunhas e autoridades de segurança. O ataque fez a Tunísia revelar um plano para fechar 80 mesquitas por incitação à violência. De acordo com o premier Habib Essid, o país sondou locais de culto que teriam envolvimento com extremistas e decidiu tomar a medida.

Turistas deixam o país

Centenas de turistas estrangeiros se aglomeravam na madrugada deste sábado no aeroporto de Enfidha para abandonar a Tunísia. Diversos voos tinham como destino Londres, Manchester, Amsterdã, Bruxelas e São Petersburgo, muitos contratados pela operadora Thomson. “Temos medo, aqui não é seguro”, disse Leon, um jovem do País de Gales, no aeroporto.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.