• Carregando...

O presidente dos EUA, George W. Bush, disse na segunda-feira que está preocupado com a deterioração da democracia na Venezuela e na Bolívia.Bush fez a declaração ao responder a uma pergunta, durante discurso em uma associação, sobre qual seria sua estratégia em relação aos países pouco amigáveis como Venezuela e Bolívia.

- Sem rodeios, eu estou preocupado sobre a deterioração da democracia nos países que mencionou - disse Bush.

As relações entre os Estados Unidos e a Venzuela têm sido marcadas pela tensão. Recentemente, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, acusou os Estados Unidos de "abuso imperial", depois que o governo americano proibiu a venda de armas dos EUA para o seu país.

A Venezuela assegura que combate o terrorismo, mas Washington tem acusado o país por não cooperar com a guerra americana contra o terror.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, sentindo a pressão interna, nacionalizou o setor de energia no dia primeiro de maio para consolidar-se no poder e obter apoio antes da eleição para a assembléia constituinte, que acontece ainda este ano.

Morales e Chávez são aliados próximos e, com o presidente de Cuba, Fidel Castro, formaram uma aliança de esquerda que pretende repelir o que eles chamam de hegemonia política e econômica dos EUA na América Latina.

Bush disse que vai manter seu trabalho com os países da região pelo livre comércio para lembrar "que as relações com os Estados Unidos podem ser benéficas a seus povos".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]