Presidente George W. Bush prometeu que os Estados Unidos vão dar integral apoio ao novo governo de unidade nacional do Iraque. "Os iraquianos agora tem um governo plenamente constitucional, encerrando um período de transição ao mesmo tempo difícil e inspirador," afirmou ele numa declaração escrita.
Bush afirmou que o novo governo tem desafios poderosos pela frente, mas não os enfrentará sozinho: "Os Estados Unidos e as nações que amam a liberdade em todo o mundo se colocarão ao lado do Iraque no momento em que toma seu lugar entre as democracias mundiais e como um aliado na guerra contra o terror." Acrescentou que o governo formado por grupos rivais religiosos e étnicos "reflete a diversidade iraquiana e abre um novo capítulo na história do país."
O presidente da Câmara dos Deputados, Dennis Hastert (republicano - Illinois) fez votos de que o novo governo tome as rédeas do país para que as tropas americanas possam voltar para casa. O presidente Bush tem seu menor índice de popularidadee os republicanos estão com medo de perder a maioria no Congresso nas eleições parlamentares de novembro se a situação no Iraque piorar.



