• Carregando...

RIO - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, prometeu pela primeira vez entregar a maior parte do Iraque a tropas iraquianas recém treinadas até o final deste ano, segundo reportagem publicada nesta terça-feira pelo jornal americano "The Washington Post".

De acordo com o "Washington Post", Bush resisitia até agora a estabelecer um cronograma concreto para a transição no Iraque. Na segunda-feira, ao acertar critérios específicos, ele declarou que houve um "progresso real" em tornar as forças iraquianas capazes de defender sua nação.

- Quanto mais capazes a polícia e os soldados iraquianos se tornam, eles assumem a responsabilidade por mais territórios com o objetivo de os iraquianos controlarem mais territórios do que a coalizão até o fim de 2006 - disse Bush, num discurso à Fundação pela Defesa das Democracias - À medida que os iraquianos tomam o comando de mais territórios, os americanos e as forças de coalizão ficam liberados para se concentrar em treinamento e na busca a alvos valiosos como o terrorista (Abu Musab al-) Zarqawi e seus comparsas.

O presidente não fez comentários sobre a retirada de tropas americanas. Ele também usou o discurso para pedir que os iraquianos formem um governo de unidade e acusou o Irã de ajudar as milícias xiitas a atacar forças americanas no Iraque.

Já a Grã-Bretanha anunciou que em breve vai retirar 800 militares do Iraque, o que representa 10% de seu efetivo no país. As tropas britânicas ocupam o sul do território iraquiano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]