• Carregando...

O porta-voz da Casa Branca, Tony Snow, informou nesta quinta-feira, que o presidente George W. Bush irá ao Brasil no início de março.

Antecipando a visita do líder americano, o Brasil recebeu nesta semana a visita de dois altos representantes do governo americano, o subsecretário para Assuntos Políticos do Departamento de Estado americano, Nicholas Burns, que partiu para o Brasil nesta segunda-feira, e do secretário de Justiça do país, Alberto González.

A delegação do líder americano deverá contar com a presença da secretária de Estado americana, Condoleezza Rice.

Analistas acreditam que o governo americano está buscando uma aproximação com o Brasil de forma a isolar a Venezuela do presidente Hugo Chávez.

Antes de partir para o Brasil, na semana passada, o subscretário Nicholas Burns havia dito que a delegação americana nem pretendia discutir a Venezuela com as autoridades brasileiras e que o propósito da viagem era se concentrar nos ''amigos'', como Brasil e Argentina.

Mas o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, afirmou que a Venezuela foi um dos temas do encontro que manteve com Burns.

Burns também havia antecipado que um dos principais temas da agenda americana no Brasil seria a aproximação entre os dois países no que diz respeito à produção de etanol.

O novo embaixador brasileiro em Washington, Antônio Patriota, anunciou no início da semana que Brasil e Estados Unidos estão negociando um padrão técnico para o etanol, o que representaria o passo inicial para transformação do álcool combustível em uma commodity internacional, que seria negociada em bolsas de mercadorias como o petróleo ou a soja.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]