O presidente norte-americano, George W. Bush, viajou a Jamestown neste domingo para marcar o 400o aniversário do primeiro assentamento inglês no país, dizendo que os Estados Unidos devem continuar a apoiar países que lutam por liberdade.
Bush e sua esposa, Laura, passearam por um sítio arqueológico onde há exatamente 400 anos colonizadores da Inglaterra desembarcaram junto ao rio James, após velejarem pelo Atlântico em 1607 e terem estabelecido a primeira colônia inglesa nos Estados Unidos.
A rainha da Inglaterra visitou Jamestown, Estado da Virginia, no começo deste mês para marcar o aniversário da colônia, que recebeu o nome em homenagem ao rei James I.
Bush disse em discurso que os Estados Unidos devem continuar a ajudar aqueles que lutam por liberdade e que novos capítulos no avanço da liberdade estavam se abrindo todos os dias. O presidente citou Geórgia, Ucrânia, Líbano, Afeganistão e Iraque.
"De nossa própria história, sabemos que o caminho da democracia é longo e difícil. Há muitos desafios e reveses neste caminho", disse Bush.



