Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Lei

Califórnia é o quinto estado americano a proibir armas de fogo em público

Quem for pego armado nas ruas ou dentro de um veículo poderá pegar até um ano de prisão. Norma entra em vigor em 1º de janeiro

A Califórnia se tornou nesta segunda-feira (10) o quinto estado norte-americano a proibir o porte de armas de fogo em locais públicos, mesmo que descarregadas. Já assinada pelo governador Jerry Brown, a lei entra em vigor em 1º de janeiro e prevê pena de até um ano de prisão para quem for pego armado nas ruas ou dentro de um veículo.

As únicas exceções previstas são policiais, militares, shows com armas e eventos de caça. Responsável pela lei, o deputado estadual Anthony Portantino considerou a nova legislação uma oportunidade para evitar tragédias.

"Já não era uma questão de se alguém seria baleado, mas sim de quando alguém seria baleado", afirmou. Temos a chance de evitar isso, e por isso é tão importante.

Segundo ele, as forças de segurança estavam preocupadas com a proliferação das armas em locais públicos e com a situação de tensão criada quando uma pessoa aparece armada.

Repudiada pela maioria dos deputados republicanos, a lei contou com o apoio das principais autoridades estaduais, como a Associação de Chefes de Polícia da Califórnia e Departamento do Xerife de Los Angeles.

Flórida, Illinois, Oklahoma e Texas são os outros quatro estados americanos que não permitem o porte de armas de fogo em público. A Califórnia tem leis bastante restritas para a aquisição das chamadas armas de assalto, mas normas mais flexíveis para a compra de espingardas e outras armas longas com capacidade para menos de dez projéteis.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.