• Carregando...
A Califórnia foi atingida por intensos incêndios florestais no último ano
A Califórnia foi atingida por intensos incêndios florestais no último ano| Foto: EFE/Ramón de la Rocha

O estado da Califórnia ajuizou uma ação no Tribunal Superior de São Francisco na sexta-feira (15) contra as cinco maiores petrolíferas do mundo e um grupo industrial, sob a alegação de que "causaram danos milionários" e "enganaram pessoas por décadas ao minimizarem os reais danos causados pelos combustíveis fósseis ao meio ambiente".

De acordo com o jornal The New York Times, outros casos semelhantes já são movidos em outros estados americanos. Uma das principais acusações se refere a "décadas de desinformação" por parte das empresas de petróleo.

"As partes denunciadas minimizaram intencionalmente os riscos que os combustíveis fósseis representam para a população, mesmo sabendo que os seus produtos poderiam causar um aquecimento global significativo", diz um trecho da acusação, consultada pelo jornal.

A parte autora ainda afirmou que “a desinformação causou um atraso na resposta da sociedade à questão ambiental, o que resultou em enormes custos para as pessoas, propriedades e recursos naturais".

Segundo o governo da California, “ao minimizar o consenso científico sobre as alterações climáticas e enfatizar a incerteza, os réus esperavam atrasar qualquer ação regulamentar que pudesse reduzir ou controlar as emissões de gases, ameaçando assim os lucros da indústria”, diz o documento.

No processo, é proposta a criação de um fundo para "enfrentamento a futuros danos" devido à contribuição das petrolíferas nos eventos extremos na região, como os incêndios florestais e as inundações que atingem o estado americano.

À agência AFP, uma porta-voz de uma das empresas rés disse que "essa é uma campanha contínua e coordenada para travar processos politizados e sem mérito contra uma indústria americana fundamental e os seus trabalhadores".

Segundo ela, a iniciativa "nada mais é do que uma distração de importantes conversações nacionais e um enorme desperdício de recursos dos contribuintes da Califórnia”, afirmou.

Ativistas e políticos comemoram medida

O presidente da ONG Centro para Integridade Climática, Richard Wiles, disse que “a medida é um sinal inequívoco de que a onda de ações judiciais climáticas contra as grandes petrolíferas continuará a crescer e que os dias destes poluidores que escapam à responsabilização pelas suas mentiras estão contados”, afirmou, por meio de um comunicado público.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, também comemorou a abertura do processo. “Durante mais de 50 anos, as grandes petrolíferas têm mentido para nós, encobrindo o fato de que há muito sabem o quão perigosos são para o nosso planeta os combustíveis fósseis que produzem", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]