Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Laboratório

Calor de 600°C matou moradores de Pompeia

Moldes dos corpos de vítimas do Vesúvio, há 1.931 anos | Wikimedia Commons
Moldes dos corpos de vítimas do Vesúvio, há 1.931 anos (Foto: Wikimedia Commons)

Os habitantes da cidade de Pompeia, destruída por uma erupção do vulcão Vesúvio no ano de 79 d.C., morreram instantaneamente por uma onda de alta temperatura, e não sufocados por gases, como se pensava até agora. É o que revela uma pesquisa feita por cientistas italianos.

O estudo, divulgado pela publicação científica PLoS One, foi realizado por pesquisadores do Observatório Vesuviano, ligado ao Instituto de Geofísica e Vulcanologia de Nápoles. Especialistas em vulcanologia e biologia examinaram estratos de cinzas no solo de Pompeia, moldes feitos com os restos dos corpos das vítimas guardados no museu da cidade e fragmentos de ossos.

Giuseppe Mastrolorenzo, coordenador da pesquisa, disse à BBC Brasil que "os ossos apresentam microfraturas, mudança de cor e processo de cristalização, efeitos característicos de altas temperaturas". "Muitos moradores da cidade morreram soterrados, e os que sobreviveram morreram na segunda fase, devido a uma onda de calor de 600 ºC, parecida com uma explosão atômica", acrescenta o vulcanologista.

* * * * * * *

Música romântica deixa mulheres mais dispostas a encontro, diz estudo

A escolha de uma trilha sonora adequada pode ajudar o homem solitário a iniciar um relacionamento, indica um estudo realizado por pesquisadores franceses. Isso é o que mostra um estudo publicado no periódico Psychology of Music.

Os pesquisadores montaram um cenário no qual ca­­da uma das 87 mulheres pesquisadas passou algum tempo numa sala de espera com mú­­sica am­­biente, antes de ser in­­tro­­du­­zida num escritório on­­de ti­­nham de discutir as diferenças entre dois produtos ali­­men­­tícios com um jovem.

Depois da discussão, o voluntário lançava sua "cantada" padronizada: "Meu nome é Antoine, você sabe, e eu achei você muito legal e estava pensando se você me daria seu telefone. Podemos tomar um drinque na semana que vem".

O fato de ter havido música romântica na sala de espera quase dobrou a chance de Antoine conseguir o telefone: 52% das participantes sob os efeitos da música concordaram em dar o número, en­­quan­­to que apenas 28% das que tinham ouvido a canção "neutra" concordaram com o plano.

* * * * * * *

Voz masculina revela a força física

Homens e mulheres podem avaliar a força da parte superior do corpo de um homem baseado somente na voz desse homem, se­­gundo um estudo liderado por Aaron Sell, da Universidade da Ca­­lifórnia, em Santa Bárbara. A equipe gravou as vozes de mais de 200 homens dos EUA, Argen­­tina, Bolívia e Romênia.

Os ho­­mens repetiam frases curtas em suas línguas. Eles também passaram por uma bateria de testes para medir a força da parte superior do corpo.

Quando estudantes universitários escutaram as gravações, eles conseguiam inferir com gran­­de precisão a força do ho­­mem, in­­de­­pendentemente da língua usada.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.