Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições

Câmara dos EUA atende Trump e aprova exigência de cidadania para votar

Aprovado na Câmara, projeto que exige que eleitores apresentem documentação comprovando cidadania americana segue para o Senado (Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZO)

Ouça este conteúdo

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (10) um projeto de lei do Partido Republicano que exige a comprovação da cidadania americana para votar nas eleições federais, uma das exigências do presidente Donald Trump.

A Lei de Salvaguarda da Elegibilidade do Eleitor Americano (Save) obteve o voto da bancada republicana e de quatro legisladores do Partido Democrata que se uniram à iniciativa apresentada pelo republicano Chip Roy.

Depois de receber o sinal verde da Câmara dos Representantes, a medida segue para o Senado, um obstáculo que não conseguiu superar na legislatura anterior, quando os congressistas republicanos a aprovaram, mas a maioria democrata no Senado a impediu.

Atualmente, no Senado, os republicanos têm uma maioria de 53 assentos em comparação com os 47 dos democratas.

Se o projeto também for aprovado no Senado, todos os solicitantes do formulário para votar deverão apresentar um documento que comprove que têm cidadania americana e, portanto, estão aptos a votar.

Entre os documentos que serão aceitos como válidos para votar, estarão o passaporte americano e um documento de identificação (RG) ou carteira de identidade militar, desde que acompanhados de uma certidão de nascimento americana.

Os democratas argumentam que essa medida poderia deixar muitas pessoas de baixa renda, que, segundo eles, têm dificuldade de acesso a essa documentação, impossibilitadas de participar.

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo editado por: Fábio Galão

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.