Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Derrota democrata

Câmara dos EUA rejeita impeachment de Trump por bombardeios ao Irã

Câmara aprovou moção apresentada pelo Partido Republicano para arquivar resolução que pedia abertura de processo de impeachment contra Trump (Foto: FREEK VAN DEN BERGH/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

A Câmara dos Estados Unidos votou nesta terça-feira (24) para bloquear a deliberação sobre um pedido de abertura de processo de impeachment contra o presidente Donald Trump, que havia sido apresentado pela oposição democrata devido aos bombardeios ao Irã no domingo (22).

Foram 344 votos a favor do arquivamento e 79 contrários, já que vários democratas também se opuseram neste momento ao impeachment do Trump.

Segundo informações da emissora CNN, a Câmara não votou diretamente sobre a proposta de resolução para o processo de impeachment em si, mas sim uma moção apresentada pelo Partido Republicano para arquivá-la. A proposta de resolução havia sido apresentada pelo deputado democrata Al Green, do Texas.

Parte da oposição democrata alega que os ataques dos Estados Unidos contra instalações nucleares do Irã foram inconstitucionais, já que não tiveram autorização prévia do Congresso.

O Departamento de Justiça (DOJ, na sigla em inglês) sustenta que os ataques ao Irã foram baseados no Artigo II da Constituição americana, que dá amplos poderes ao presidente para ordenar o uso de força militar, e que não houve desrespeito ao Artigo I da carta, que dá ao Congresso a autoridade para declarar guerra.

A justificativa do DOJ é que a operação no Irã foi pontual, e não o início de uma guerra.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.