• Carregando...
Um casal se abraça enquanto examina os escombros de sua residência após o incêndio Camp Fire ter atingido a cidade de Paradise, na Califórnia | JOSH EDELSON/AFP
Um casal se abraça enquanto examina os escombros de sua residência após o incêndio Camp Fire ter atingido a cidade de Paradise, na Califórnia| Foto: JOSH EDELSON/AFP

As autoridades da Califórnia confirmaram na noite desta segunda-feira, 12, que mais 13 pessoas foram encontradas mortas no incêndio que atinge o norte do Estado há quatro dias, conhecido como Camp Fire. No total, 42 mortes já foram confirmadas. A cidade de Paradise, de 27 mil habitantes, foi totalmente destruída pelas chamas. 

As vítimas fatais foram encontradas dentro de carros incinerados, em ruínas de casas ou próximas de seus veículos, aparentemente abatidas pela fumaça e pelas chamas antes que pudessem fugir. Em alguns casos, apenas fragmentos de ossos foram encontrados.

Equipes removem carros abandonados das ruas de Paradise. A cidade, no norte da Califórnia, foi totalmente destruída pelo incêndio JOSH EDELSON/AFP

De acordo com a BBC, 228 pessoas estão desaparecidas, um indicativo de que o número de mortos pode aumentar enquanto as buscas continuam.

Em imagens: Califórnia vive um dos piores incêndios de sua história

Segundo os Bombeiros da Califórnia, 5.139 pessoas estão trabalhando para conter o incêndio. Mesmo assim, o Camp Fire continua se espalhando. Na segunda-feira à noite já havia atingido uma área de 117 mil acres, seis acres a mais do que no dia anterior – 30% desta área está contida por uma barreira natural ou pelo trabalho dos bombeiros. As perdas materiais também são bastante significativas: foram destruídas 6.453 residências e 260 comércios desde que o incêndio começou, na quinta-feira passada (8).

O incêndio que atinge o norte da Califórnia já é o mais letal da história do Estado. O recorde negativo anterior era de uma ocorrência em Los Angeles, em 1933, que deixou 29 mortos. 

Paradise é uma cidade que muitas pessoas escolhem para morar quando se aposentam. As autoridades locais suspeitam que muitas das vítimas possam ser pessoas idosas ou com dificuldade de locomoção, segundo a imprensa internacional.

Woolsey Fire

Um outro foco de incêndio de grandes proporções atinge simultaneamente as cercanias de Los Angeles, no sul do Estado, que está sendo chamado de Woolsey Fire. Duas pessoas já morreram na região, o que eleva a lista de mortos por incêndios na Califórnia para 44 nos últimos dias.

Incêndio atinge Malibu, no litoral sul da CalifórniaKyle Grillot/ Washington Post

O Woolsey Fire atinge uma área de 93,6 mil acres, da qual 30% já foi contida. A estimativa dos bombeiros da Califórnia é de que mais de 435 casas tenham sido destruídas pelas chamas, inclusive de famosos, como Miley Cyrus e Neil Young e o ator Gerard Butler. Mais de 3.500 bombeiros estão trabalhando para conter as chamas nesta região.

Na noite desta segunda-feira, o presidente Donald Trump declarou oficialmente que a Califórnia vive uma "grande catástrofe", o que abre espaço para ajuda federal às vítimas dos incêndios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]