
Ouça este conteúdo
O governo do Canadá anunciou nesta sexta-feira (7) um programa de ajuda de 6 bilhões de dólares canadenses (cerca de US$ 4,175 bilhões) a empresas atingidas pelas tarifas implementadas pelos Estados Unidos.
Além disso, o governo informou que flexibilizará algumas das regras do seguro-desemprego para ajudar os trabalhadores que perderem seus empregos devido ao impacto das tarifas.
Do montante total da ajuda, 5 bilhões de dólares canadenses serão destinados a encontrar mercados alternativos aos dos EUA. O bilhão restante será destinado ao setor agrícola.
O ministro do Trabalho do Canadá, Steven McKinnon, declarou em entrevista coletiva que as autoridades estão abertas a aumentar a ajuda, dependendo da evolução da guerra comercial com os Estados Unidos.
McKinnon destacou a volatilidade do presidente dos EUA, Donald Trump, que deu diferentes explicações para justificar a imposição de tarifas de 25% sobre produtos canadenses.
Trump também voltou atrás em pelo menos duas ocasiões na implementação das tarifas. A mais recente foi na quinta-feira (6), dois dias depois de impô-las, quando decidiu suspender as tarifas sobre os produtos cobertos pelo atual acordo de livre-comércio EUA-México-Canadá.
Em resposta às tarifas dos EUA, o Canadá impôs taxas de 25% sobre 30 bilhões de dólares canadenses em produtos procedentes dos Estados Unidos.
O governo canadense insistiu nesta sexta-feira (7) que não suspenderá as medidas comerciais retaliatórias contra os EUA até que Trump cancele todas as tarifas e pare de ameaçar a economia canadense.



