• Carregando...

Uma canção antinazismo de 1993 voltou às paradas alemãs em pleno 2015. Manifesto contra o extremismo, “Schrei Nach Liebe” (“Grito por Amor”, em uma tradução livre), da banda Die Ärzte, traça paralelos entre o cenário do país na década de 90 e a xenofobia de parte da população atual contra os refugiados que buscam asilo.

De acordo com o jornal britânico “The Independent”, a iniciativa de dar novo fôlego à canção surgiu com o professor de música Gerhard Torges. Usando as redes sociais, ele incitou seus seguidores a baixarem e compartilharem a música como apoio a essa população marginalizada. Dentro de alguns dias, ela conquistou a liderança na Amazon, Google Play e iTunes Store.

“Sua violência é só um choro silencioso por amor/ Seus coturnos são um pedido por carinho/ Você nunca aprendeu a se expressar/ E seus pais nunca tiveram tempo para você”, canta a letra.

Críticos da campanha acusaram o grupo Die Ärzte de lucrar com o sofrimento alheio, críticas que rechaçam. “Nós certamente não queremos ganhar dinheiro com isso. Doaremos todo o lucro para a Pro Asyl [organização de auxílio aos refugiados]. Desejamos aos nazistas e seus simpatizantes um entretenimento ruim”, escreveu a banda em sua página oficial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]