Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conservador contra o Chega

Candidato do premiê de Portugal anuncia apoio a socialista contra Ventura no segundo turno

Luís Marques Mendes, do conservador PSD, negou apoio ao Chega no segundo turno da eleição presidencial portuguesa (Foto: MIGUEL A. LOPES/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

Luís Marques Mendes, do conservador Partido Social Democrata (PSD), legenda do primeiro-ministro Luís Montenegro, anunciou nesta quinta-feira (22) que apoiará o socialista António José Seguro no segundo turno da eleição presidencial de Portugal, marcado para 8 de fevereiro.

“O meu voto nesta nova eleição será em António José Seguro. Por uma razão de coerência. É o único candidato que se aproxima dos valores que sempre defendi: defesa da democracia, garantia do espaço da moderação, respeito pelo propósito de representar todos os portugueses”, disse Mendes ao jornal Expresso.

No domingo (18), após ser confirmado que iria ao segundo turno com Seguro, o líder do partido de direita nacionalista Chega, André Ventura, pediu que “o PSD, IL [Iniciativa Liberal] ou outros partidos que se dizem de direita” o apoiassem na segunda votação. Montenegro não declarou por ora apoio a nenhum candidato no segundo turno.

Seguro, do Partido Socialista (PS), foi o mais votado no primeiro turno, com 31% dos votos, enquanto Ventura teve 23%.

João Cotrim de Figueiredo, do IL, ficou em terceiro lugar, com 16%, enquanto Marques Mendes amargou a quinta posição, com 11%, atrás do independente Henrique Gouveia e Melo (12%).

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.