• Carregando...

Menos de 12 horas do início das eleições no Paraguai, as campanhas colorada e liberal trocaram acusações de tentativa de fraude. Segundo cada um dos partidos, o concorrente planeja liberar amanhã pesquisas de boca de urna adulteradas. Os dois principais candidatos são o colorado Horacio Cartes e o liberal Efraín Alegre.

Em coletiva de imprensa convocada hoje, o procurador do Partido Colorado Darío Filártiga afirmou que o instituto de pesquisas First Análisis, do especialista Francisco Capli, poderia tentar manipular os levantamentos de boca de urna para ajudar a campanha de Alegre.

Segundo Filártiga, Capli foi contratado pelos liberais para criar uma "sensação falsa" entre a população.

"O Partido Colorado tem conhecimento disto e a única coisa que buscamos é transparência. Pedimos a Capli que respeite o compromisso feito com os meios de comunicação e realize seu trabalho com imparcialidade", disse.

Do lado liberal, a acusação veio do senador Luis Alberto Wagner, candidato à reeleição. Segundo ele, a equipe de Cartes teria contratado o instituto de pesquisas ICA, do especialista Enrique Taka Chase, para anunciar, assim que termine a votação amanhã, uma diferença de 15 pontos percentuais para o colorado.

Mais de 3,5 milhões de paraguaios estão convocados para a votação deste domingo. As urnas serão fechadas às 17h (18h no Brasil), e espera-se que o resultado seja anunciado cerca de três horas depois.

As pesquisas de intenção de votos no Paraguai são imprecisas e mostram cenários divergentes. Uma das últimas a ser divulgada, a da Grau & Associados, mostra Cartes 14 pontos a frente de Alegre: com 45,3% dos votos contra 31,2%. Num levantamento do GEO (Gabinete de Estudos de Opinião), divulgado no mesmo dia, no último domingo, o colorado é ultrapassado pelo opositor, com 36,7% dos votos a 34,8%.

Na última pesquisa do ICA, que segundo os liberais, estariam apoiando Cartes, o colorado aparece com 40,5% contra 27,1% de Alegre. Já a da First Análisis, que é acusada pelos colorados de ter sido contratada pelos liberais, Cartes tem 37,3%, contra 30,3% de candidato governista.

O terceiro colocado, Mario Ferreiro, da coligação de esquerda Avança País, aparece com menos de 10% das intenções de voto em todas as sondagens.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]