• Carregando...

Passageiros que viajam pelos aeroportos do Paraná também estão enfrentando cancelamento de voos por causa das cinzas do vulcão Puyehue, no Chile. A In­­fraero confirmou ontem que dois voos internacionais que sairiam do aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, foram cancelados. Um voo da companhia aérea Gol iria para Buenos Aires. O ou­­tro, da Pluna, tinha como destino Montevidéu. As empresas declararam que estão cumprindo as regras da Anac sobre cancelamento de voos e fazendo reembolso ou pagando hospedagem e alimentação para os passageiros quando necessário.

Em Foz do Iguaçu, Oeste do es­­tado, 18 voos foram cancelados ontem. De acordo com as companhias aéreas, a previsão é que os embarques e desembarques voltem ao normal somente a partir de sexta-feira. A Aeronáutica ga­­rantiu que as condições meteorológicas permitiram que o terminal operasse normalmente du­­rante todo o dia e que a opção pe­­los cancelamentos coube a cada empresa.

Passageiros da Gol, da TAM, e da Azul com destino a Brasília, Campinas, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba tiveram os voos cancelados ainda na origem. Como as aeronaves não chegaram, passageiros que deixariam a fronteira em outros nove voos também não puderam embarcar.

O comerciante mineiro Fabia­­no Maia e a família seguiriam de Foz do Iguaçu até São Paulo e de lá para Belo Horizonte. "A empresa se comprometeu a devolver o di­­nheiro das passagens ou marcar a viagem para outra data, sem custo. Como não podem dar certeza do embarque nos próximos dias, o melhor mesmo vai ser voltar de ônibus."

No meio das cinzas

O engenheiro eletricista curitibano, Thiago Neves, 26 anos, está há um mês prestando serviço em uma usina na cidade de Neuquén, capital da província argentina de mesmo nome. Ele relata que, após a erupção, as cinzas caíam do céu como neve e os carros ficaram co­­bertos pelos vestígios do vulcão.

Os colegas de trabalho do engenheiro, que são da região, disseram que nunca tinham visto cinzas de vulcão antes. A região geralmente tem céu aberto, sem ne­­nhuma nuvem, mas na segunda-feira amanheceu com uma grande nuvem de cinza.

Thiago Neves, que deveria voltar para o Brasil na sexta-feira, ainda não tem previsão de retorno para casa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]