O Departamento da Marinha do México confirmou neste doming (7)o a captura do homem identificado como Salvador Alfonso Martínez Escobedo, um dos supostos responsáveis pelo massacre de 72 migrantes centro-americanos e sul-americanos ocorrido em 2010.
O Ministério Público Federal indicou em comunicado que Martínez Escobedo, suposto chefe regional da organização criminosa Los Zetas em Nuevo León, Coahuila e Tamaulipas, foi detido ontem em Tamaulipas e agora está sendo transferido à capital do país para sua entrega à autoridade competente.
Mais cedo neste domingo, uma fonte do governo de Tamaulipas havia informado à Agência Efe que Martínez Escobedo, conhecido como "Comandante Esquilo", foi capturado na cidade fronteiriça de Nuevo Laredo.
"Foi detido quando elementos militares enfrentaram pistoleiros", disse a fonte.
Acredita-se que Martínez Escobedo seja quem ordenou o massacre dos 72 migrantes ocorrido em agosto de 2010 em um sítio do município San Fernando.
Os imigrantes ilegais que passam pelo México, geralmente a caminho dos Estados Unidos, enfrentam uma intensa pressão de membros do crime organizado, que os sequestram para pedir resgate a suas famílias e para recrutá-los à força nas fileiras dos grupos criminosos.
A organização criminosa dos Zetas foi formada por desertores das Forças Armadas do México em 1999 como braço armado do Cartel do Golfo, mas em 2010 se emancipou e desde então protagonizou alguns dos episódios mais sangrentos da violência vinculada ao tráfico de drogas no país.



