
Caracas - A Venezuela formalizou ontem a tomada de controle de mais de 30 companhias de serviço de petróleo, como parte da campanha de nacionalização do presidente Hugo Chávez. A nova lista de 35 companhias está no Diário Oficial do país. A companhia Petróleos de Venezuela, PDVSA, agora tem o controle sobre ativos de 74 companhias.
A mais recente lista de companhias inclui a joint venture Simco, controlada pela Wood Group Plc, com sede na Escócia, de tecnologia de injeção de água em poços de petróleo, usada para aumentar a pressão na retirada do petróleo dos poços. Dezenas de outras empresas, a maior parte envolvida em transporte de água na região de Maracaibo, também foram mencionadas na lista.
Segundo à resolução do governo, a PDVSA assumirá o controle dos ativos, para depois avaliá-los e eventualmente considerar que alguns deles não são de interesse do governo. Em tal situação, "a tomada de controle será invalidada".
Segundo o Diário Oficial, a lista de empresas nacionalizadas deve ser ampliada, já que o ministério da Energia "se reserva o direito de encampar outros bens, serviços e empresas do setor" petroleiro.
No início de maio, a Assembleia Nacional da Venezuela aprovou uma lei que concede ao Estado o controle das atividades ligadas ao setor petroleiro, tais como a injeção de água, vapor ou gás, o transporte de trabalhadores e a prestação de outros serviços.



