Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Charge

Caricatura sobre Maomé em revista católica gera críticas

Uma caricatura do Profeta Maomé no inferno publicada numa revista católica italiana gerou uma onda de críticas de cristãos e muçulmanos nesta semana. Neste domingo, o diretor da publicação Studi Cattolici, Cesare Cavalleri, pediu perdão, alegando que não teve a intenção de ofender as crenças muçulmanas. Cavalleri é membro do grupo cristão ortodoxo Opus Dei.

Na edição de maio, a revista mostra o profeta Maomé no inferno junto com os poetas italiano Dante Alighieri e latino Virgílio. Os poetas estão à beira de um círculo em chamas, em cujo centro está o profeta, cortado pela cintura. A cena faz alusão ao Canto XXVIII da "Divina Comédia", obra de Dante.

A caricatura é sutil e não mostra o rosto de Maomé. Os muçulmanos consideram a representação dele uma blasfêmia. Também é difícil identificar Dante e Virgílio. Se sabe que são os três porque o escrito "Canto XXVIII" aparece no alto com algumas falas.

Cesare Cavalleri disse ter ficado surpreso pela repercussão do desenho.

- De vez em quando é bom que haja uma caricatura satírico politicamente incorreta. Não se trata mais do que uma passagem extraída da Divina Comédia, de Dante - disse.

No início do ano, caricaturas publicadas em jornais europeus geraram uma onda de revolta no mundo muçulmano, com protestos em vários países e até ataques violentos a embaixadas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.