
Ouça este conteúdo
O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, apresentou, no sábado (19), a plataforma eleitoral do Partido Liberal para as eleições do Canadá, marcadas para 28 de abril. Carney propõe cortes de impostos, controle dos gastos públicos e aumento nos investimentos em defesa e infraestrutura, marcando uma ruptura com o modelo de governo de Justin Trudeau e se afastando das políticas de alto gasto adotadas nos últimos anos.
Apesar de integrar o mesmo partido de Trudeau, Mark Carney busca se posicionar como uma alternativa mais moderada, com foco em gestão técnica e responsabilidade fiscal. Seu plano prevê reduzir o déficit federal de 1,96% para 1,35% do PIB até 2028, por meio de uma nova regra fiscal que separa os gastos do dia a dia dos investimentos de longo prazo.
Na área tributária, a proposta de Carney prevê isenção do imposto sobre bens e serviços (GST) para quem está comprando o primeiro imóvel, com valor de até 1 milhão de dólares canadenses. A medida busca aliviar a carga fiscal da classe média em contraste com os sucessivos aumentos de impostos adotados durante o governo anterior do Canadá.
"Estamos em uma crise enorme, então precisamos ser capazes de fazer duas coisas. Primeiro, conter esses gastos desnecessários; o que faremos, mas, muito mais do que isso, precisamos ser ousados e impulsionar o investimento na economia e aproveitar as oportunidades incríveis que temos", afirmou Carney durante uma coletiva de imprensa, no sábado (19).
Na área de defesa, Carney promete aumentar os gastos militares para além da meta de 2% do PIB estabelecida pela OTAN até 2030. O plano inclui investimentos estratégicos em submarinos, quebra-gelos, drones e sistemas de radar, além do fortalecimento das parcerias com países europeus. A proposta busca recuperar o protagonismo do Canadá na segurança internacional, enfraquecido durante o governo Trudeau, marcado por cortes e atrasos nos investimentos militares.
Carney também planeja reduzir a dependência econômica do Canadá em relação aos Estados Unidos, apostando em infraestrutura própria, inovação tecnológica e um plano de habitação acessível, supervisionado por uma nova corporação estatal.
Ao lançar sua campanha, o primeiro-ministro afirmou que o país precisa de “liderança fiscal responsável e investimentos estratégicos” para garantir soberania e crescimento sustentável.
VEJA TAMBÉM:



