• Carregando...
O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, com membros da força-tarefa do governo americano para o combate à pandemia, em coletiva de imprensa em 15 de março. A Casa Branca avalia o encerramento da força-tarefa
O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, com membros da força-tarefa do governo americano para o combate à pandemia, em coletiva de imprensa em 15 de março. A Casa Branca avalia o encerramento da força-tarefa| Foto: JIM WATSON / AFP

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, disse a jornalistas nesta terça-feira (5) que a Casa Branca está avaliando o encerramento da força-tarefa criada em janeiro pelo governo americano para o combate ao novo coronavírus. Pence, que é o líder da força-tarefa, disse ainda que a coordenação da reposta dos EUA à pandemia pode ser transferida para agências federais, relatou a imprensa americana. A transferência ocorreria apenas no fim de maio ou começo de junho.

O presidente americano Donald Trump disse que os dois principais membros da força-tarefa, Anthony Fauci e Deborah Birx, continuariam envolvidos nas ações caso o grupo seja encerrado, segundo a Reuters. Trump alegou que os EUA estão passando para uma segunda fase, gerenciando os efeitos da pandemia e reabrindo serviços.

"Mike Pence e a força-tarefa fizeram um ótimo trabalho. Mas estamos olhando para um formato diferente, que é a segurança e a abertura e teremos provavelmente um grupo diferente criado para isso", disse Trump.

Perguntado se estava declarando "missão cumprida", Trump disse que "não, de maneira nenhuma. A missão estará cumprida quando tiver acabado".

Trump visitou nesta terça-feira uma fábrica de máscaras de proteção no estado do Arizona. Ele afirmou que é hora de reabrir a economia americana. "Algumas pessoas serão afetadas? Sim. Algumas pessoas serão gravemente afetadas? Sim. Mas temos que abrir nosso país, e temos que abri-lo logo", disse o republicano a jornalistas.

Em entrevista à ABC na noite desta terça-feira, o presidente americano reconheceu que a retomada das atividades pode custar vidas. "É possível que aconteçam algumas [mortes] porque você não estará preso em um apartamento ou em uma casa. Mas, ao mesmo tempo, praticaremos distanciamento social, estaremos lavando as mãos, faremos várias coisas que aprendemos a fazer nesse período".

Cerca de 30 milhões de pessoas solicitaram auxílio desemprego nos EUA devido à queda nos negócios enquanto o país enfrenta a pandemia.

Nos Estados Unidos, fora confirmados mais de 1,2 milhão de casos de Covid-19 e 70.900 mortes. Mais de 189 mil pacientes se recuperaram da doença no país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]