Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Encontro nesta segunda (7)

Casa Branca cancela entrevista coletiva de Trump e Netanyahu

O presidente dos EUA, Donald Trump, cumprimenta o primeiro-ministro israelense. Benjamin Netanyahu. quando ele chega para uma reunião na Ala Oeste da Casa Branca em Washington, DC (Foto: EFE/EPA/SHAWN THEW)

Ouça este conteúdo

A Casa Branca anunciou nesta segunda-feira (7) o cancelamento da entrevista coletiva do presidente dos EUA, Donald Trump, junto ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que estava programada para ocorrer depois da reunião entre ambos no Salão Oval.

Um funcionário da Casa Branca informou que "a coletiva de imprensa na Sala Leste não será mais realizada", embora a reunião bilateral no Salão Oval ainda esteja programada, e não entrou em detalhes sobre os motivos do cancelamento da entrevista, agendada para as 14h30 locais (15h30 em Brasília).

Trump recebeu o primeiro-ministro na porta da Ala Oeste da Casa Branca e os dois estão reunidos neste momento.

Netanyahu se tornou, nesta segunda-feira, o primeiro líder estrangeiro a se reunir com o republicano desde que Trump intensificou a guerra comercial na quarta-feira passada, impondo tarifas mínimas de 10% e taxas adicionais a protudos procedentes de determinados países, tanto aliados quanto rivais.

Israel, que foi atingido por tarifas de 17%, procurou evitar a retaliação comercial, anunciando que abandonaria todas as tarifas sobre produtos americanos.

Após a decisão de Trump, o ministro das Finanças de Israel, Bezalel Smotrich, pediu na quinta-feira passada um "diálogo contínuo" com os EUA para tentar "reduzir os danos" das novas tarifas.

Além das tarifas, o governo israelense informou que a reunião discutiria os esforços para devolver os reféns (em Gaza), as relações entre Israel e Turquia, a ameaça do Irã e a luta contra o Tribunal Penal Internacional (TPI).

Espera-se que ambos discutam as negociações sobre um novo cessar-fogo na Faixa de Gaza.

Antes de se reunir com Trump, Netanyahu se encontrou separadamente com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e com o enviado americano para o Oriente Médio, Steve Witkoff.

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo editado por: Isabella de Paula

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.