Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conflito no Golfo

Casa Branca quer avanço político

Premier do Iraque tem pressa para que coalizão se retire do país

Bagdá (AFP) – O chefe do Pentágono, Donald Rumsfeld, que ontem fez uma visita-surpresa a uma Bagdá cotidianamente sacudida por atentados, pediu ao governo iraquiano para avançar rapidamente no processo político, enquanto o comando norte-americano no país mencionou a possibilidade de uma redução importante de suas tropas em 2006. Em entrevista concedida ao lado de Rumsfeld, o primeiro-ministro iraquiano Ibrahim Jaafari desejou uma rápida partida das forças da coalizão, apesar de não querer estabelecer um calendário para a retirada.

Rumsfeld aproveitou a visita para pedir aos dirigentes iraquianos a redação e a adoção rápida da nova Constituição, pois considera necessário um avanço no processo político para terminar com a rebelião. A Constituição, que está sendo redigida, deverá ser aprovada pelo Parlamento antes do dia 15 de agosto e submetida a referendo até 15 de outubro. Outro atraso em sua elaboração provocaria um novo adiamento de seis meses, sendo que em dezembro estão previstas eleições gerais.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.