
Ouça este conteúdo
A Casa Branca estreou nesta sexta-feira (11) uma pintura que emula o momento em que o presidente dos EUA, Donald Trump, sobreviveu a uma tentativa de assassinato no ano passado e a pendurou na parede onde estava um retrato do ex-presidente Barack Obama, do Partido Democrata.
“Uma nova obra de arte na Casa Branca”, escreveu a instituição nesta sexta-feira em sua conta na rede social X, ao lado de um vídeo de três segundos mostrando a pintura.
A obra mostra Trump com o punho erguido e o rosto ensanguentado, escoltado por agentes do Serviço Secreto e com uma bandeira americana tremulando ao fundo.
A pintura representa a icônica foto tirada segundos depois que o agora presidente sobreviveu a uma tentativa de assassinato a tiros durante um comício eleitoral em Butler, no estado da Pensilvânia, em 13 de julho de 2024.

O atirador, Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, fez disparos com um fuzil e atingiu de raspão a orelha direita de Trump, além de ter matado um membro da plateia ao fundo – o bombeiro civil Corey Comperatore, que deixou duas filhas – antes de ser abatido por um agente do Serviço Secreto.
Esse momento foi um ponto de virada na campanha eleitoral, e a foto de Trump com o punho erguido em vitória se tornou uma imagem que rodou o mundo.
De acordo com o vídeo da Casa Branca, a nova pintura foi instalada no saguão da residência presidencial, acima de um banco e ao lado da escada, onde o retrato de Obama ficou pendurado durante os últimos meses do governo de Joe Biden (2021-2025).
A nova localização da pintura do ex-presidente democrata ainda é desconhecida.







