A empresa de petróleo e gás do Casaquistão, a KazMunaiGas (KMG), informou nesta sexta-feira (14) que assinou um acordo com a companhia estatal de petróleo e gás do Azerbaijão, para transportar o petróleo do país da Ásia Central ao Azerbaijão, via Mar Cáspio, e de lá para a Turquia e a Europa Ocidental.
A KMG disse que o acordo assinado com a SOCAR, a estatal azeri, ressalta os princípios do projeto Transcaspiano, incluído um acordo para estabelecer uma empresa em joint-venture, financiamento, tarifas e outros passos que serão tomados no sistema Transcaspiano.
A KMG disse que a implementação com sucesso do projeto de transporte garantirá o suprimento de petróleo do Casaquistão ao Azerbaijão, através do Mar Cáspio. O transporte será feito por navios petroleiros. Em seguida, o petróleo será bombeado até a Turquia, no Mar Mediterrâneo, através do oleoduto Baku-Tbilisi-Ceyhan.
A capacidade inicial de transporte de petróleo no sistema Transcaspiano será de 500 mil barris ao dia, com a possibilidade de expansão para 750 mil a 1,2 milhão de barris diários, informou a KMG, sem especificar quando será iniciado o transporte.
A britânica BP Plc informou no início deste mês que começou a transportar petróleo a partir do Casaquistão, extraído no gigantesco campo de Tengiz.
O Casaquistão confia no Azerbaijão para ser uma rota chave na exportação de petróleo. O país da Ásia Central planeja aumentar a produção dos atuais 1,3 milhão de barris diários para 2 milhões de barris diários até 2015. As informações são da Dow Jones.



