Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Separatismo

Catalunha pressiona para ser independente da Espanha

Catalães tomam o centro de Barcelona para exigir a criação de um “Estado europeu”

Manifestação de catalães no centro de Barcelona pela criação do país da Catalunha | Luis Gene/AFP
Manifestação de catalães no centro de Barcelona pela criação do país da Catalunha (Foto: Luis Gene/AFP)

Uma multidão tomou ontem as ruas de Barcelona, na Catalunha, para exigir que a região autônoma se separe da Espanha e controle sua própria economia. Milhares de ônibus levaram à cidade catalães que defendem a independência para participarem de uma marcha no dia nacional da região, chamado de Diada. Segundo os organizadores, a manifestação reuniu 1,5 milhão de pessoas, mas a Guarda Municipal confirmou que 600 mil pessoas tomaram as ruas.

O presidente da região autônoma da Catalunha, Artur Mas, recebeu um abaixo-as­­sinado de populares exigindo que ele apresente ao Parlamento local o pedido­­ de secessão do resto da Espanha. Segundo o El País, os separatistas têm atualmente apenas 14 dos 135 deputados do Parlamento local.

Ardentemente orgulhosos de sua língua distinta do espanhol e de sua cultura, os catalães sentem cada vez mais que estão recebendo um tratamento injusto do governo central de Madri. A marcha ocorreu sob o slogan "Catalunha, um novo Estado europeu".

Populares colocaram flores no túmulo dos defensores de Barcelona, que morreram em 1714 lutando contra tropas castelhanas durante uma rebelião catalã contra o rei Felipe V.

No mês passado, a Cata­­lunha pediu 5 bilhões de euros (US$ 6,3 bilhões) do fundo de resgate do governo central para poder reembolsar uma dívida de 40 bilhões de euros, equivalente a um quinto da produção econômica total da região. Mas o governo catalão, liderado por Artur Mas, e a aliança política pró-autonomia Convergência e União, afirmam que a região está apenas pedindo seu dinheiro de volta.

A Catalunha, que corresponde a um quinto da economia da Espanha, diz que paga ao governo central mais em impostos do que recebe em troca: um déficit de 7 bilhões a 8 bilhões de euros por ano.

"A crise nos dá mais razões para a independência", afirmou a advogada de 24 anos Mar Tarres, que participou da manifestação. Euralia Gili, uma pensionista de 68 anos, declarou que os catalães sentem que estão vivendo em uma colônia.

Artur Mas quer um novo "pacto fiscal" para permitir que a região arrecade e gaste seus impostos, em vez de depender do governo central para isso. No norte da Espanha, o País Basco já tem esse direito.

Uma pesquisa realizada em julho e publicada no jornal La Vanguardia no último domingo mostrou que 51,1% dos habitantes da Catalunha favorecem a independência da região, em comparação com 36% em 2001. Mas nacionalmente, 77% dos espanhóis são contra a independência da Catalunha.

FutebolBarcelona jogará com as cores da região em 2013, diz jornal

O Barcelona deve usar pela primeira vez as cores da Catalunha, o amarelo e vermelho, na temporada 2012/13.Segundo o diário Sport, a decisão já foi tema de muitos debates no passado entre sócios e torcedores do Barcelona. A camisa, ainda não confirmada oficialmente pelo clube, faria parte de um processo de marketing para aumentar o elo de ligação entre o clube e a região.

Os que defendem a camisa "catalã" lembram que outras equipes espanholas já atuaram com as cores das suas regiões: Valencia (azul, amarelo e vermelho), Real Madrid (vermelho), Athletic Bilbao (verde, vermelho e branco).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.