• Carregando...

A terrível falha de comunicação que iludiu famílias de mineiros presos numa mina de carvão desmoronada, na Virgínia Ocidental, nos EUA, a respeito da sobrevivência de 12 deles transformou momentos de celebração em desespero e, rapidamente, em revolta.

- Eu sinto como se tivessem mentido para nós o tempo inteiro - disse Anne Meredith, cujo pai morreu no acidente.

Ela disse que pretende processar o International Coal Group (ICG), empresa proprietária da mina.

De madrugada, o governador do estado Joe Manchin, anunciou que 12 dos mineiros haviam sobrevivido, pouco depois de um corpo ter sido encontrado. A notícia foi dada às famílias pela empresa, na Igreja Batista de Sago, que havia sido transformada em ponto de vigília para os parentes. Eles dizem que a informação inicial era de que os 12 sobreviventes seriam levados para o templo, para um reencontro com suas famílias e que, uma hora depois, eles teriam mais notícias.

Três horas depois, quando as famílias ainda celebravam, apesar de apreensivas com a longa espera por mais informações, o presidente da ICG, Ben Hatfield, voltou à igreja, acompanhado do governador, e revelou que apenas um mineiro sobrevivera, em estado grave. Ele pediu desculpas pela "falha de comunicação".

O único sobrevivente se chama Randal McCloy. Ele está internado.

A reação dos parentes, que achavam ter testemunhado um milagre, foi de fúria, aos gritos de "hipócritas" e "mentirosos". A confusão era audível a vários metros de distância da igreja.

- Apenas um viveu. Eles mentiram - reagiu Virginia Dean, cujo rio estava na mina Sago.

- O relato inicial da equipe de resgate para o centro de comando indicava múltiplos sobreviventes, mas a informação mostrou-se uma falha de comunicação - disse Hatfield mais tarde, numa entrevista coletiva.

Segundo o site de notícias FoxNews, Hatfield disse que a informação errada espalhou-se quando pessoas ouviram membros das equipes de socorro conversando por celular. Na realidade, eles estavam confirmando que haviam achado os corpos de 12 mineiros - um outro havia sido encontrado mais cedo - e que os estavam checando, em busca de sinais vitais.

As esperanças de se encontrarem os mineiros vivos eram muiot poucas, desde que análises do ar no interior da mina desmoronada após uma explosão revelaram níveis de monóxico de carbono três vezes maior do que o considerado aceitável. Não há, no momento, qualquer questionamento em torno da qualidade do serviço de socorro prestado após o desastre, ocorrido no início da manhã de segunda-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]