
A atriz Gwyneth Paltrow (foto), de 39 anos, acha que uma dieta de desintoxicação é capaz de manter a saúde do fígado. E a estrela do reality show Jersey Shore Snooki Polizzi, 24 anos, pensa que o mar é salgado porque está cheio de esperma de baleia.
As pérolas de celebridades sobre saúde e ciência são o alvo do grupo inglês Sense About Science ("noção sobre ciência", em tradução livre). Todo ano, eles fazem uma lista com as maiores bobagens ditas pelos famosos e explicam o que a ciência diz sobre cada assunto.
A cantora americana Suzi Quatro, 61 anos, diz que parou de ter dor de garganta após adotar o hábito de tomar fibra solúvel para limpar o intestino. Para Suzi, "toda doença começa no intestino", conceito errado de acordo com a gastroenterologista Melita Gordon. A melhora sentida pela cantora pode ser creditada ao efeito placebo, diz a médica consultada pelo grupo inglês.
O Sense About Sciente também consultou um oceanógrafo para explicar que o esperma das baleias não tem volume suficiente para influenciar o nível de sal no mar, que vem da dissolução de rochas.
Russos tentam extrair água pura na Antártida
Cientistas russos estão prestes a extrair água mais pura e antiga do planeta no Lago Vostok, situada sob o gelo na Antártida. "Recomeçamos a perfuração do gelo em 2 de janeiro. Neste tempo, avançamos 16 metros", diz Valery Lukin, chefe da expedição antártica da Rússia e subdiretor do Instituto de Pesquisas Árticas e Antárticas (IIAA), com sede em São Petersburgo.
Embora seja desconhecida com exatidão a profundidade máxima do lago, Lukin acredita que nas próximas semanas o perfurador, que no ano passado superou 70 metros de gelo grosso em menos de um mês, chegue ao seu destino. "Estamos em 3.736 metros e poderiam faltar entre 10 e 50", disse o chefe da expedição, que destacou que os cientistas usaram o método sísmico e de radiolocalização para calcular os dados, cuja margem de erro é de cerca de 20 metros.
A expedição russa chegou à Antártida em 28 de novembro e dedicou mais de um mês para preparar os equipamentos e analisar as mudanças no gelo para retomar a perfuração. O Vostok ficou escondido durante milhões de anos e foi descoberto em 1957 por cientistas russos. O lago tem níveis de oxigênio 50 vezes superiores aos de água doce.
"Essa água é provavelmente a mais pura e antiga do planeta. Não temos provas concretas, mas dados de que a superfície é estéril, embora no fundo do lago haja formas de vida como termófilos e extremófilos [microorganismos que vivem em condições extremas]", destacou Lukin.
Substância imita benefício de exercícios físicos
Um novo estudo, publicado na revista Nature, abre perspectiva de que pílula traga os benefícios dos exercícios físicos. Em experimentos com camundongos, cientistas do Instituto do Câncer Dana-Farber, em Boston, descobriram que um tipo de um hormônio ainda desconhecido era capaz de transformar o tecido adiposo, fazendo células de gordura branca responsável por armazenar energia se converterem em gordura marrom que queima calorias para aquecer o corpo. A nova molécula, batizada de irisina, também existe em humanos. Os cientistas injetaram pequenas doses da substância em roedores sedentários e obesos. Dez dias depois, os animais tiveram o nível de glicose normalizado e até perderam peso.



