Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Escolha do novo papa

Cerca de cinco mil fiéis acompanharam missa pré-conclave no Vaticano

Cardeais e fiéis participam de missa especial Pro eligendo pontifice (pela eleição do Papa), antes do início do conclave, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira (7) (Foto: EFE/ Alessandro Di Meo)

Ouça este conteúdo

Cerca de cinco mil fiéis, juntamente aos mais de 200 cardeais, bispos e líderes religiosos, participaram da missa Pro eligendo pontifice na Basílica de São Pedro, antes dos eleitores se reunirem no conclave para eleger o sucessor de Francisco, enquanto pequenos grupos se reuniram na praça em frente aos telões que transmitiram a cerimônia.

Os fiéis que quiseram visitar a Praça de São Pedro tiveram que passar por postos de controle da polícia para entrar, enquanto centenas de jornalistas se reuniram na adjacente Piazza Pio XII e nas plataformas montadas para acompanhar, a partir das 19h (horário local, 14h de Brasília), a primeira fumaça após a única votação da tarde.

O dia começou com a missa Pro eligendo pontifice às ​​10h (5h de Brasília), na Basílica de São Pedro, presidida pelo cardeal decano Giovanni Battista Re.

Posteriormente, já no período da tarde, os 133 cardeais aptos a votar, por terem menos de 80 anos, serão convocados para a Capela Paulina do Palácio Apostólico às 16h15 (11h15).

A fumaça deve subir a partir das 19h (14h de Brasília), e quase certamente será preta. Isso significa que nenhum dos nomes terá chegado a dois terços dos votos (89), mas este é o momento que poderá concentrar o maior número de fiéis na Praça de São Pedro.

Por enquanto, os veículos foram retirados das ruas ao redor do Vaticano, mas nenhuma via está fechada ao tráfego, já que um grande fluxo é esperado somente após o lançamento da fumaça branca, que anuncia a chegada de um novo papa.

A partir desse momento, os fiéis e curiosos terão cerca de uma hora para chegar a São Pedro antes que o novo pontífice apareça na praça.

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo editado por: Isabella de Paula

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.