Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
diplomacia

Chanceler argentino chama de "colonialista" um Reino Unido em "decadência"

Héctor Timerman acrescentou que muitos lugares na América Latina têm nomes em inglês devido "à presença colonialista que a Grã-Bretanha sempre teve nesta região"

Manifestantes argentinos queimam bandeira do Reino Unido em frente à embaixada do país Buenos Aires | Sergio Goya/AFP
Manifestantes argentinos queimam bandeira do Reino Unido em frente à embaixada do país Buenos Aires (Foto: Sergio Goya/AFP)

O chanceler da Argentina, Héctor Timerman, que está de visita oficial na Nicarágua, tachou nesta sexta-feira (20) de "colonialista" o Reino Unido, com o qual seu país disputa a soberania das ilhas Malvinas, e o acusou, além disso, de contar com um "Governo que representa a decadência imperial".

"Se há um país que é sinônimo de colonialismo é Grã-Bretanha, sempre tratando de se impor pela força", declarou Timerman em Manágua, após um encontro com o chanceler nicaraguense, Samuel Santos.

O chanceler argentino respondeu assim ao primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, que na terça-feira passada acusou a Argentina de "colonialismo" por reivindicar a soberania das ilhas Malvinas - como faz desde a ocupação de 1833 - sem considerar os desejos de seus habitantes.

Acrescentou que muitos lugares na América Latina têm nomes em inglês devido "à presença colonialista que a Grã-Bretanha sempre teve nesta região".

A Argentina reivindica a soberania das Malvinas e outras ilhas austrais desde janeiro de 1833, quando foram ocupadas por tropas britânicas que desalojaram habitantes argentinos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.