• Carregando...
Manifestantes argentinos queimam bandeira do Reino Unido em frente à embaixada do país Buenos Aires | Sergio Goya/AFP
Manifestantes argentinos queimam bandeira do Reino Unido em frente à embaixada do país Buenos Aires| Foto: Sergio Goya/AFP

O chanceler da Argentina, Héctor Timerman, que está de visita oficial na Nicarágua, tachou nesta sexta-feira (20) de "colonialista" o Reino Unido, com o qual seu país disputa a soberania das ilhas Malvinas, e o acusou, além disso, de contar com um "Governo que representa a decadência imperial".

"Se há um país que é sinônimo de colonialismo é Grã-Bretanha, sempre tratando de se impor pela força", declarou Timerman em Manágua, após um encontro com o chanceler nicaraguense, Samuel Santos.

O chanceler argentino respondeu assim ao primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, que na terça-feira passada acusou a Argentina de "colonialismo" por reivindicar a soberania das ilhas Malvinas - como faz desde a ocupação de 1833 - sem considerar os desejos de seus habitantes.

Acrescentou que muitos lugares na América Latina têm nomes em inglês devido "à presença colonialista que a Grã-Bretanha sempre teve nesta região".

A Argentina reivindica a soberania das Malvinas e outras ilhas austrais desde janeiro de 1833, quando foram ocupadas por tropas britânicas que desalojaram habitantes argentinos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]