Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise política

Chanceleres de países do Mercosul discutem situação do Paraguai

O encontro ocorre em Mendoza, na Argentina. Na sexta, os chefes de Estado se reúnem por ocasião da Cúpula de Chefes de Estado

Entrada do hotel onde acontece reunião dos chanceleres Mercosul, em Mendoza, na Argentina | AFP PHOTO / Juan Mabromata
Entrada do hotel onde acontece reunião dos chanceleres Mercosul, em Mendoza, na Argentina (Foto: AFP PHOTO / Juan Mabromata)

Ministros das Relações Exteriores de país que integram o Mercosul estão reunidos nesta quinta-feira para discutir a situação política no Paraguai. O encontro ocorre em Mendoza, na Argentina. Na sexta, os chefes de Estado se reúnem por ocasião da Cúpula de Chefes de Estado. A presidente Dilma Rousseff embarcará nesta quinta para a Argentina.

A expectativa é que seja feito um documento condenando o impeachment do ex-presidente paraguaio Fernando Lugo. O Paraguai já foi suspenso do bloco e o atual presidente, Federico Franco, e o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Fernández Estigarribia, não participarão das reuniões em Mendoza.

Além da crise no Paraguai, deverá ser debatida a proposta de acordo de livre comércio entre a China e o Mercosul.

No mesmo dia da cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, será realizada a reunião da União de Nações Sul Americanas (Unasul) que também debaterá a crise no Paraguai.

Fernando Lugo sofreu processo de impeachment na sexta-feira (22), quando Senado paraguaio aprovou a saída dele do poder. O processo durou dois dias, e os países latino-americanos afirmaram que houve pouco tempo para Lugo se defender – o processo foi votado e aprovado em menos de 24 horas. O ex-presidente paraguaio foi acusado de mau exercício de suas funções.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.