Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
diplomacia

Chávez acena com retomada de importações da Colômbia

Venezuela rompeu relações com Colômbia em julho do ano passado. Medida foi um protesto contra acordo entre EUA e colombianos

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse na terça-feira que está disposto a considerar a compra de mais produtos da Colômbia, após meses de um virtual bloqueio comercial ao país vizinho.

"Se (o presidente colombiano Álvaro) Uribe precisa vender mais bens produzidos na Colômbia à Venezuela, (...) estamos dispostos a avaliar isso", disse Chávez na cúpula do Grupo do Rio no balneário mexicano de Playa del Carmen.

Mas ele acrescentou: "Com todo o respeito, não é que vocês possam apontar uma arma para mim e dizer: 'Você, compre isso de mim, se não vou lhe acusar de impor um embargo'".

A Venezuela rompeu relações com a Colômbia em julho, dizendo-se ameaçada por um acordo militar entre Bogotá e Washington. Antes disso, os venezuelanos importavam anualmente em torno de 7 bilhões de dólares em alimentos, veículos e outros produtos da Colômbia.

O antiamericano Chávez determinou a suspensão das importações como parte das suas medidas de protesto, e desde então o governo venezuelano vem promovendo como alternativas as importações do Brasil e da Argentina.

Uribe acusou Chávez de promover um embargo comercial semelhante àquele que os EUA mantêm contra Cuba, cujo regime comunista é aliado de Caracas. Os dois presidentes tiveram uma acalorada discussão na segunda-feira no plenário da cúpula.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.