Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Venezuela

Chávez chama Negroponte de "assassino profissional"

O presidente da Venezuela Hugo Chávez chamou de "assassino profissional" o subsecretário de Estado norte-americano John Negroponte, em entrevista transmitida domingo, na qual reafirmou que se multiplicaram os planos para acabar com a sua vida.

Chávez mantém uma dura batalha verbal com a Casa Branca, salpicada de acusações de parte a parte que levaram as relações diplomáticas entre os países a seu ponto mais baixo em anos, apesar do intenso intercâmbio comercial e energético entre Caracas e Washington.

"Não tenho nenhuma dúvida da que a tese do magnicídio cresceu. A quem fizeram jurar na Casa Branca como subsecretário de Estado? Um assassino profissional: John Negroponte", disse Chávez.

Em janeiro, durante a audiência de confirmação para o cargo de número dois do Departamento de Estado, Negroponte disse que o comportamento do presidente venezuelano "está ameaçando as democracias da região" e alertou sobre a intenção de Chávez de exportar um "populismo radical".

Chávez afirmou que existem planos ativos para acabar com a sua vida, nos quais estariam envolvidos a CIA, os serviços de segurança da Colômbia e militares "golpistas" venezuelanos.

O presidente da Venezuela acrescentou que também conspiram para assassiná-lo aliados do militante anticastrista Luis Posada Carriles, preso nos Estados Unidos, que tem sua extradição pedida pela Venezuela, que deseja julgá-lo pela explosão de um avião cubano de passageiros em 1976, que matou 73 pessoas.

"A turma de Posada Carriles anda muito ativa na América Central e buscando seus contatos na Venezuela, entre outras coisas buscando explosivos em grandes quantidades", disse Chávez, especificando que poderiam utilizar um carro-bomba ou mísseis terra-ar para derrubar o avião presidencial.

Chávez afirmou repetidas vezes que na Casa Branca se prepara um plano para eliminá-lo e acusa os Estados Unidos de estar por trás de sua breve saída do poder em 2002, embora Washington tenha sempre negado as acusações.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.