• Carregando...

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, formalizou neste sábado sua candidatura para a reeleição por mais seis anos na votação em dezembro.

Milhares de simpatizantes, com camisetas e chapéus vermelhos, concentraram-se desde muito cedo em uma praça em frente à sede da autoridade eleitoral e receberam o líder aos gritos: "Uh, ah, Chávez não se vá".

O líder, que busca consolidar sua autoproclamada "revolução", inscreveu sua candidatura apoiado pelo Movimento Quinta República e uma coalizão de partidos aliados, acompanhado pelo vice-presidente e alguns deputados.

- Não há outra fórmula na Venezuela que possa competir com o presidente Chávez... o respaldo de Chávez supera 70 por cento em todas as pesquisas - disse o vice-presidente, José Vicente Rangel, na saída do prédio do Conselho Nacional Eleitoral.

Chávez registra uma popularidade superior a 50 por cento, de acordo com algumas empresas de pesquisa de opinião pública.

Chávez, que diz querer aplicar um socialismo do século 21, venceu um referendo para sua retirada em 2004, promovido por opositores a seu mandato.

Um dos candidatos que enfrentará Chávez é o governador do Estado petrolífero Zulia, Manuel Rosales, apoiado pela maioria dos partidos de oposição.

Ainda faltam definições de outros candidatos, como o humorista popular Benjamín Rausseo, se seguiram na batalha eleitoral ou se acabaram se unindo ao governador Rosales.

Chávez chegou à Presidência em dezembro de 1999 e foi confirmado em 2000, depois de aprovada a Constituição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]