Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Após Lei da Anistia

Chavismo diz que libertará todos os presos políticos da Venezuela até a próxima semana

venezuela
O presidente da Assembleia Nacional (AN) da Venezuela, Jorge Rodríguez, irmão da ditadora interina do país, Delcy Rodríguez. (Foto: STR/EFE)

Ouça este conteúdo

O presidente do Parlamento da Venezuela, o chavista Jorge Rodríguez, anunciou nesta sexta-feira (6) que o regime venezuelano pretende libertar todos os presos políticos no mesmo dia em que for aprovada a Lei de Anistia em tramitação no Legislativo. Segundo ele, a votação final deve ocorrer entre a próxima terça-feira (10) e, no máximo, a sexta-feira (13) da semana que vem.

A declaração foi feita diante de familiares de presos políticos reunidos em um comando policial em Caracas. De acordo com Rodríguez, a libertação ocorrerá imediatamente após a aprovação definitiva da lei.

Nesta quinta-feira (5), o Parlamento venezuelano, aprovou por unanimidade e em primeira votação o projeto de Lei de Anistia – que foi apresentado pela líder interina do país, Delcy Rodríguez. O texto foi levado ao plenário pelo deputado chavista Jorge Arreaza.

Segundo Arreaza, o projeto abrange casos de presos políticos desde 1999, quando Hugo Chávez chegou ao poder, até a atualidade. O texto, no entanto, exclui pessoas processadas ou condenadas por violações graves de direitos humanos, crimes contra a humanidade, crimes de guerra, homicídio doloso, corrupção e tráfico de drogas.

Durante votação desta quinta, Jorge Rodríguez defendeu publicamente o projeto durante a sessão e pediu “perdão” pelos atos do regime. “Nós pedimos perdão e temos que perdoar também”, declarou, ao afirmar que não “gosta da existência de presos”.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.