Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Natalidade

China considera reforma em política do "filho único"

De acordo com ao jornal "China Daily", um plano para realizar uma "ajuste fino" na política de planejamento familiar estaria em andamento

A China está considerando estabelecer mudanças em sua controversa política de planejamento familiar, informou o jornal China Daily nesta terça-feira (12).

De acordo com a publicação, um plano para realizar uma "ajuste fino" na política de planejamento familiar estaria em andamento. A reportagem citou o porta-voz do Conselho Nacional de Saúde e da Comissão de Planejamento Familiar, Mao Qun'an.

O Conselho Estatal está revendo o plano, afirmou Mao, mas nenhuma decisão ainda foi tomada quanto a possibilidade de mudar a política em todo o país ou apenas em algumas regiões para teste. Além disso, Mao também não oferece pistas sobre os "ajustes finos" envolveriam.

A atual política de planejamento familiar da China considera que a maioria dos casais em áreas urbanas só estão autorizados a ter um filho, embora os detalhes variam de lugar para lugar e há uma série de isenções: por exemplo, casais que sejam filhos únicos estão autorizados a ter um segundo filho.

Mesmo com possíveis mudanças, Mao reforçou que a manutenção de uma baixa taxa de natalidade continua sendo uma prioridade e afirmou que a população da China coloca uma pressão sobre o desenvolvimento econômico do país e do meio ambiente .

Especialistas em população afirmaram ao China Daily que a flexibilização da política teria um impacto limitado sobre a taxa de natalidade em geral, que está caindo à medida que a China está se tornando mais rica. A atual taxa de fecundidade é de 1,6 filhos por mulher, bem abaixo do nível necessário para substituir a população.

Para um dos demógrafos entrevistados pela publicação, ainda que o governo demonstre intenção de mudar, as políticas de controle de natalidade permanecerão por muito tempo. Fonte: Dow Jones Newswires.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.