• Carregando...
Pequim não tenta mais esconder parte de sua atividade de contrabando enquanto busca ajudar Pyongyang a suportar a pressão do governo dos Estados Unidos, disseram autoridades norte-americanas (Imagem: Reprodução/Unsplash).
Pequim não tenta mais esconder parte de sua atividade de contrabando enquanto busca ajudar Pyongyang a suportar a pressão do governo dos Estados Unidos, disseram autoridades norte-americanas (Imagem: Reprodução/Unsplash).| Foto:

A China está desrespeitando cada vez mais as sanções internacionais contra a Coreia do Norte. Além disso, Pequim não tenta mais esconder parte de sua atividade de contrabando enquanto busca ajudar Pyongyang a suportar a pressão do governo dos Estados Unidos, disseram autoridades norte-americanas.

Durante o ano passado, navios com a bandeira da Coreia do Norte transportaram centenas de carregamentos de carvão para a área de Ningbo-Zhoushan, na China, de acordo com entrevistas com autoridades dos EUA e fotos de satélite do governo americano fornecidas ao Wall Street Journal. Enquanto isso, navios de carga de bandeira chinesa têm viajado para a Coreia do Norte para transportar cargas de carvão no porto de Nampo, indicam também as fotos.

Leia também: Estratégia de Biden para a Coreia do Norte deve focar em coalizão internacional

"Não está particularmente disfarçado ou escondido", disse uma alta autoridade do Departamento de Estado.

Uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, por sua vez, disse que Washington deveria fazer mais para avançar nas negociações com a Coreia do Norte e ajudar o país a lidar com os efeitos da Covid-19 em vez de fazer o que chamou de "falsas acusações" de que Pequim está falhando em honrar suas obrigações internacionais.

O comércio ilícito entre a China e a Coreia do Norte representa um desafio particular para o futuro governo de Joe Biden, que disse planejar uma coordenação mais estreita com a China, bem como com seus aliados de longa data, para buscar a meta desnuclearização da Coreia do Norte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]