Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Substituto

China diz que precisa aprovar a reencarnação do Dalai Lama

Presidente do governo regional do Tibete disse que escolha precisa seguir "convenções históricas". Sucessão do líder espiritual tem se tornado uma questão espinhosa

Um importante autoridade da China afirmou nesta sexta-feira (12) que o governo central em Pequim precisa aprovar o escolhido para ser a reencarnação do Dalai Lama, e que não reconhecerá qualquer candidato que não seja oficialmente endossado, informou a agência de notícias Xinhua.

Qiangba Puncog, presidente do governo regional do Tibete, disse que a escolha da próxima encarnação do supremo líder espiritual dos tibetanos precisa seguir "convenções históricas", incluindo a aprovação de Pequim.

"Se o Dalai Lama não seguir a convenção para política ou outros propósitos, eu acredito que sua reencarnação não será reconhecida pelos religiosos no Tibete, e o governo central nunca aprovará isso", disse.

A sucessão do Dalai Lama tem se tornado uma questão espinhosa, uma vez que o ganhador do prêmio Nobel está envelhecendo e sua saúde dá sinais de enfraquecimento.

O Dalai Lama já sugeriu que sua encarnação poderia ser encontrada fora da China.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.