• Carregando...
O ditador da China, Xi Jinping, e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro
O ditador da China, Xi Jinping, e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro| Foto: EFE/EPA/XINHUA/Ding Lin

O ditador chinês, Xi Jinping, e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, assinaram uma série de acordos de cooperação bilateral, elevando as relações entre os dois países à categoria de “parceria estratégica”. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (25) após uma reunião em Pequim, capital da China, durante a visita oficial de Petro ao país asiático.

Os documentos assinados abrangem áreas cruciais como investimento industrial, comércio, economia digital, desenvolvimento verde, agricultura, ciência e tecnologia, educação, cultura, entre outros. O Ministério das Relações Exteriores da China divulgou um comunicado destacando a amplitude dos acordos, mas sem fornecer mais detalhes específicos.

Durante a reunião, o ditador Xi enfatizou que o “aprofundamento das relações é resultado de esforços de longo prazo e reflete a confiança mútua entre as nações”. Ele ressaltou a importância de “valorizar, enriquecer e desenvolver continuamente essa parceria estratégica”.

Xi Jinping expressou o apoio de Pequim à Colômbia em sua busca por “um caminho de desenvolvimento independente, adaptado às suas condições nacionais”. Além disso, manifestou apoio ao processo de paz colombiano, desejando que a Colômbia “alcance uma paz abrangente, duradoura e sustentável”.

No âmbito comercial, o líder do regime comunista chinês comprometeu-se a otimizar a estrutura do comércio bilateral entre os dois países, incentivando a entrada de mais produtos colombianos no mercado chinês. Ele propôs uma “cooperação mais estreita entre os países nos setores de comunicação, informação e economia digital”.

Xi Jinping parabenizou a Colômbia por assumir a presidência rotativa da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) a partir de 2025. Ele expressou o compromisso da China em “fortalecer as relações China-América Latina”, visando ao 10º aniversário do estabelecimento do Fórum China-Celac como uma “oportunidade para promover estabilidade e desenvolvimento de longo prazo”.

Por sua vez, o presidente colombiano, Gustavo Petro, afirmou que a Colômbia está “disposta a alinhar suas vantagens regionais e estratégias de desenvolvimento com a iniciativa da ‘Nova Rota da Seda’”. Ele incentivou empresas chinesas a investirem na Colômbia, “buscando um desenvolvimento mais equilibrado das relações comerciais bilaterais”.

Além disso, Petro expressou a disposição da Colômbia em manter uma comunicação com a China sobre questões “internacionais, incluindo a situação entre Palestina e Israel, e se esforçar para encontrar soluções para conflitos globais”.

A visita oficial de Petro à China incluiu também uma reunião com representantes da China Harbour Engineering Company, responsável pela construção da primeira linha do metrô de Bogotá. A construção do metrô tem sido objeto de controvérsia local, com diferentes posições entre o presidente e a prefeita da capital, Claudia López. (Com Agência EFE)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]