Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ásia

China e Taiwan detêm 800 em ação contra fraudes

Na China, dentre os vários grupos alvos da ação, está uma rede liderada por taiwaneses chamada "Mu Sheng", que teria obtido 120 milhões de iuans (US$ 18,75 milhões) em fraudes

A polícia de Taiwan informou nesta quarta-feira que deteve 827 pessoas suspeitas de fraude, dentre elas quase 500 chineses e mais de 300 taiwaneses, durante uma operação internacional de combate a esse tipo de crime.

A ação, que envolveu a polícia da China e de sete países do sudeste asiático, ocorreu após uma operação anterior, realizada em junho, quando 589 suspeitos foram presos, informou em comunicado o Escritório de Investigações Criminais.

Na China, dentre os vários grupos alvos da ação, está uma rede liderada por taiwaneses chamada "Mu Sheng", que teria obtido 120 milhões de iuans (US$ 18,75 milhões) em fraudes contra vítimas na China e em Taiwan.

A polícia descobriu que o grupo havia usado equipamentos de telefone e internet para montar o esquema na Indonésia, Camboja, Malásia, Tailândia, Vietnã, Laos e Filipinas.

"Crimes que cruzam fronteiras se tornaram uma tendência no século 21 e não é provável que possam ser solucionados por países de forma individual", disse o escritório.

As ações na China envolveram 1.900 policiais, o que só foi possível após um acordo assinado em 2009 entre Taipé e Pequim para a cooperação no combate a crimes que atingem as crescentes trocas financeiras entre os dois países. Em Taiwan, mais de 600 policiais foram mobilizados em ações separada, que levaram à prisão de 123 suspeitos. As informações são da Dow Jones.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.