• Carregando...
Este mês, China realizou exercícios militares na região de Taiwan em resposta à visita de congressistas americanos à ilha
Este mês, China realizou exercícios militares na região de Taiwan em resposta à visita de congressistas americanos à ilha| Foto: EFE/EPA/RITCHIE B. TONGO

O Ministério da Defesa da China anunciou nesta quarta-feira (17) que vai enviar tropas à Rússia para participar de exercícios militares conjuntos com outros países, incluindo Índia e Belarus, de 30 de agosto a 5 de setembro.

A participação da China nas manobras, chamadas Vostok 2022, “não está relacionada à atual situação internacional e regional”, alegou a pasta em um comunicado, refutando uma suposta ligação com a guerra na Ucrânia ou outros conflitos.

Segundo o Ministério chinês, os exercícios visam aprofundar a cooperação pragmática entre os países, melhorar o nível de colaboração estratégica entre as partes e fortalecer a capacidade de responder a várias ameaças à segurança.

Os exercícios, que ocorrerão em 13 polígonos militares, envolverão, segundo a Rússia, soldados do Exército de Libertação Popular (PLA, o Exército chinês) e de Índia, Belarus, Tadjiquistão, Mongólia e outros países, além de tropas terrestres e aéreas russas.

O anúncio foi feito dois dias após o Exército chinês ter realizado mais uma vez manobras militares em torno de Taiwan, ainda no contexto das visitas da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, e de outros congressistas americanos à ilha, considerada uma província rebelde pela China.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]