
Ouça este conteúdo
O regime de Xi Jinping está dando pistas de que a economia chinesa pode estar piorando. Isso porque o gigante asiático parou de atualizar alguns dados oficiais considerados essenciais para compreender a situação econômica do país.
Uma análise do The Wall Street Journal (WSJ) apontou que as autoridades chinesas pararam de publicar centenas de informações que antes eram usadas por pesquisadores e investidores como indicativos da "saúde" econômica de Pequim.
Entre os dados omitidos estão a vendas de terras, investimentos estrangeiros, indicadores de desemprego e o índice de confiança empresarial. O Journal cita, ainda, relatórios oficiais de produção de molho de soja.
O regime de Xi decidiu cortar os dados sem dar qualquer justificativa para a decisão, o que gerou uma série de questionamentos e especulações sobre a situação econômica do país.
Essa omissão surgiu em um período no qual a segunda maior economia do mundo enfrenta um endividamento excessivo e uma crise imobiliária de anos.
O desaparecimento de dados não apenas atingiu investidores e pesquisadores em todo o mundo, mas tornou mais difícil até mesmo para os cidadãos entenderem o que está acontecendo dentro da China, que enfrenta, além de todos os problemas citados, uma guerra comercial com os Estados Unidos.
Segundo o Journal, com a falta de dados oficiais mais diretos, os economistas precisaram recorrer a fontes alternativas, como a receita de bilheteria de filmes, dados de satélite sobre a intensidade da iluminação noturna, as taxas de operação de fábricas de cimento e a geração de eletricidade por grandes empresas de energia.
No mês passado, o regime de Xi informou que a economia da China cresceu 5,4% no primeiro trimestre em relação ao ano anterior.




