• Carregando...
Teste de Covid-19 em Xangai: deslocamentos devido ao Ano Novo chinês preocupam as autoridades
Teste de Covid-19 em Xangai: deslocamentos devido ao Ano Novo chinês preocupam as autoridades| Foto: EFE/EPA/ALEX PLAVEVSKI

A China impôs nesta segunda-feira (7) confinamento a toda a população da cidade de Baise, de 3,5 milhões de habitantes, devido a um surto de Covid-19. De acordo com informações da agência estatal Xinhua News, a medida foi adotada após 99 casos terem sido confirmados desde o último sábado.

“O centro de prevenção e controle de doenças de Guangxi [Zhuang, região autônoma no sul da China] detectou a variante ômicron nas amostras de dois casos confirmados, e o sequenciamento de genes está em andamento. A partir de segunda-feira, Baise impôs uma quarentena domiciliar em toda a cidade em meio ao mais recente surto do vírus”, informou a agência.

A China tem adotado uma agressiva política de Covid zero quando casos da doença são detectados, com lockdowns de regiões e até cidades inteiras, testagem em massa e suspensão de transportes. Em Pequim, quando o primeiro caso da variante ômicron foi registrado em janeiro, a medida foi imposta nas regiões do local de trabalho e onde mora a mulher infectada.

Recentemente, as autoridades chinesas também impediram que todos os cerca de 14 milhões de habitantes de Tianjin deixassem suas casas até que passassem por testes de Covid-19, devido ao registro de infecções pela variante ômicron, e impuseram lockdowns às cidades de Anyang, de 5,5 milhões de habitantes, Xi'an, de 13 milhões, e Yuzhou, de 1,1 milhão, após surtos da doença.

Nos Jogos de Inverno de Pequim, onde atletas, jornalistas e trabalhadores do exterior estão isolados da população local, vários casos já foram registrados dentro da “bolha”. As comemorações do Ano Novo chinês, que começaram na semana passada, preocupam as autoridades, já que o número de viagens aumenta muito nesta época do ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]