Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conflito na Ásia

China interroga 4 japoneses por filmarem em área militar

O incidente ocorre no momento em que Pequim e Tóquio estão envolvidos numa disputa sobre a prisão do capitão de um barco chinês pelo Japão em águas disputadas pelos dois países

Quatro japoneses foram interrogados por entrar em uma zona militar do norte de China sem autorização e por terem gravado ilegalmente imagens de alvos militares. As autoridades de segurança em Shijiazhuang, capital da província de Hebei, tomaram medidas contra o grupo após receberem informações sobre suas atividades ilegais, informou a agência de noticias Xinhua.

"Atualmente, o caso está sendo investigado", disseram as autoridades de segurança, em comunicado, citado pela agência. O incidente ocorre no momento em que Pequim e Tóquio estão envolvidos numa disputa sobre a prisão do capitão de um barco chinês pelo Japão em águas disputadas pelos dois países.

A disputa teve início quando o barco de pesca chinês e dois navios da guarda costeira japonesa se chocaram no dia 7 de setembro, perto das disputadas ilhas ricas em peixes e onde há possíveis reservas de gás e petróleo. A China reagiu à prisão do capitão, exigindo sua libertação, chamando seis vezes o embaixador no Japão, suspendendo trocas de alto nível com o país e cancelando vários eventos culturais.

A disputa entre o gigante asiático e a mais avançada economia da região preocupa Washington. A secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton pediu o diálogo entre os dois países ao se reunir hoje, em Nova York, com o ministro de Relações Exteriores do Japão, Seiji Maehara. As informações são da Dow Jones.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.