
Ouça este conteúdo
O regime comunista da China rejeitou nesta segunda-feira (28) a declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que teria ocorrido um contato telefônico recente entre ele e o ditador Xi Jinping para tratar da guerra comercial. A informação foi divulgada pela CNN, após pronunciamento oficial do Ministério das Relações Exteriores da China.
Em entrevista coletiva em Pequim, o porta-voz do regime chinês, Guo Jiakun, afirmou que "não houve telefonema recente entre os dois chefes de Estado" e reforçou que "China e Estados Unidos não estão envolvidos em consultas ou negociações sobre tarifas". A declaração vai contra o que foi relatado por Trump em entrevista à revista Time, publicada na última sexta-feira (25). Durante a entrevista, Trump mencionou que Xi teria ligado para ele em meio à escalada das tarifas.
"Ele ligou. E eu não acho que isso seja um sinal de fraqueza da parte dele", afirmou o presidente americano. Questionado posteriormente sobre detalhes da conversa, Trump apenas disse à CNN que "eu não quero comentar sobre isso, mas falei com ele muitas vezes".
Atualmente, os Estados Unidos aplicam tarifas de 145% sobre produtos da China, embora isentem itens como smartphones e computadores. A China respondeu aumentando suas tarifas contra os EUA para 125%, mas, ao mesmo tempo, recuou parcialmente em taxas sobre semicondutores americanos, numa tentativa de proteger seu setor de tecnologia.







