Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Chuck Schumer

Quem é o líder democrata no Senado que sofre pressão por ter ajudado Trump

O líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, em entrevista no Capitólio (Foto: EFE/EPA/SHAWN THEW)

Ouça este conteúdo

O líder da minoria democrata no Senado americano, Chuck Schumer, enfrenta forte pressão para deixar a posição após um voto favorável ao Partido Republicano, que deu uma "primeira vitória" à legenda em seu projeto de lei de gastos provisórios para evitar uma paralisação do governo, medida que foi endossada pelo presidente Donald Trump.

Desde então, Schumer tem sido alvo de protestos e ataques verbais de sua própria bancada, que tenta retirar sua influência no Senado. Apesar dessa pressão, o democrata já afirmou que não pretende renunciar.

Ao programa Meet the Press, da emissora NBC, ele argumentou que "às vezes, quando você é um líder, precisa fazer coisas para evitar um perigo real maior que pode surgir no caminho".

Os pedidos de destituição da liderança no Senado têm sido comparados ao caso do ex-presidente Joe Biden, que precisou deixar a corrida presidencial contra Trump, no ano passado, após pressão interna, dando lugar à então vice-presidente Kamala Harris.

Um exemplo disso partiu de um dos fundadores do Comitê de Campanha para Mudança Progressiva (PCCC, na sigla em inglês), Adam Green, que comparou o caso com o de Biden, argumentando que o ex-presidente também teve um auge e "eventualmente esse auge acabou".

Segundo a Axios, os democratas da Câmara dos Representantes se uniram em campanha para desafiar a liderança de Schumer no Senado.

Além da própria legenda, organizações ativistas de esquerda, como a Indivisible que, segundo o New York Post, recebeu recebeu mais de US$ 7,6 milhões da Open Society Foundations de George Soros desde 2017, também têm pressionado o democrata a pedir a aposentadoria.

Segundo o Post, a organização estaria promovendo um encontro virtual com ativistas para "encorajar" o líder da minoria democrata no Senado a "se despedir" do Congresso.

Quem é Chuck Schumer?

No Senado desde 1999, o político democrata Chuck Schmer tem 74 anos e nasceu no Brooklyn, em Nova York. Atualmente, é o líder do partido que forma minoria contra os republicanos.

Antes de chegar ao cargo atual, ele se formou em Direito na Universidade de Harvard e atuou como membro da Câmara dos Representantes por 18 anos, tendo entrado na casa legislativa com apenas 29 anos.

Segundo sua biografia no site do Senado, a liderança democrata ganhou destaque com sua luta contra o crime em Nova York, em um período de altas taxas de homicídios.

Segundo o jornal The Times, Schumer alternou entre liderança da maioria e da minoria três vezes no Congresso americano. Em 2021, ele se tornou o primeiro nova-iorquino a servir como líder da maioria no Senado.

No ano passado, ele foi reeleito como liderança do Partido Democrata no Senado, sinalizando uma confiança de sua base em suas posições, situação que parece ter mudado rapidamente após a votação favorável aos republicanos.

Em uma longa entrevista ao The New York Times, na semana passada, Chuck Schumer insistiu que ainda era "o homem certo" para continuar liderando o partido no Senado.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.